EJC

-Paróquia Sagrada Familia - Centro- Belém/PB

GRUPO DIRIGENTE: Pós encontro e Montagem - Tatiane e Neto Ribeiro, Pastoral e paletra - Raquel Avelino e Rayssa, Fichas - Conceição, Círculos - Adnilson, Finanças e Eventos - Kezianne e Jeremias.



segunda-feira, 23 de abril de 2012

O NUTRIENTE DA HUMILDADE

      A humildade é o nutriente mais inteligente, fino e penetrante da personalidade humana. Ela alicerça o aprendizado, instiga a inspiração, aguça a intuição, amplia o campo de visão, expande a maneira de ser e reagir.
      A humildade está baseada em três grandes pilares: a interiorização, a arte da crítica e a arte da dúvida. A interiorização é o arremesso do ser humano para dentro de si mesmo. Não é possível ser profundo no cenário social se não formos no teatro psíquico.
      A arte da crítica é o princípio da sabedoria na psicologia. Com ela reciclamos conceitos, rompemos paradigmas, destruímos falsas verdades. Por outro lado, a arte da dúvida nos esvazia, recicla, renova. Esses três pilares fazem da humildade a fonte revolucionária capaz de expandir o mundo das idéias e da cultura.
      Humildade não é uma característica genética ou instintiva, mas uma qualidade elaborada lenta e sutilmente no processo de formação da personalidade. Ela renova os solos da psique e torna se o fruto mais excelente d reflexão e da consciência crítica. A humildade não se produz na escola clássica, mas na escola da existência.
       Humildade é a capacidade de desapegar se da necessidade neurótica de estar sempre certo, de reconhecer os próprios erros e de aprender. Os humildes reconhecem seus limites, os orgulhosos se consideram deuses. Os humildes destroem a auto suficiência, os orgulhosos se colocam acima dos outros. Os humildes são eternos aprendizes.
       Os humildes despem se da soberba, os orgulhosos exalam superioridade. Os humildes amam servir, os orgulhosos amam ser servidos. Os humildes têm prazer em fazer os outros sorrir; os orgulhosos só se preocupam com o próprio prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário